CINETICA QUIMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Turma: 22B
Aryella de Assis Barros
Diego Paiva Campideli
Gustavo Henrique de Oliveira Fontes
Júlio César Martins da Silva
Weslley Ribeiro Camilo
CINÉTICA QUÍMICA
LAVRAS – MG
MAIO/ 2015
1. INTRODUÇÃO
A cinética química é o estudo das velocidades das reações químicas. Nela é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas. Enquanto que na termodinâmica determina-se a variação das propriedades de um sistema quando este passa de um estado de equilíbrio para outro, na cinética se estabelece o tempo necessário para que a transformação ocorra. A cinética química está baseada em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais. O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolvê-la, obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo.
A velocidade da reação química depende alguns fatores:
Natureza química dos reagentes: a velocidade da reação química depende de características intrínsecas de seus reagentes, acarretando assim uma ampla faixa de velocidades. Cada reação química é caracterizada por uma constante cinética k, a qual depende da temperatura.
Habilidade dos reagentes se encontrarem: em solução ou em fase gasosa, as partículas reagentes são capazes de se misturarem completamente e colidirem entre si facilmente. Nas reações heterogêneas, os reagentes só fazem contato na interface. Dependendo, a velocidade nesse caso da área de contato entre as fases.
Concentração dos reagentes: as velocidades das reações homogêneas e heterogêneas são afetadas pelas concentrações dos reagentes. A velocidade aumenta quando a concentração dos reagentes aumenta (ou pressão, no caso de reagentes gasosos).
Temperatura do sistema: em geral a velocidade das reações aumenta com o aumento da temperatura.
Presença de