Ensaio de Dureza
1. INTRODUÇÃO
O ensaio de tração foi criado com o objetivo de especificar algumas propriedades mecânicas dos materiais, quando submetidos à tração, e assim determinar propriedades teóricas desses materiais para determinar o melhor material e a melhor aplicação.
Neste relatório será apresentada a metodologia usada em três ensaios mecânicos de tração para três materiais diferentes e os seus resultados. Estes testes seguem a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais especificamente da NBR ISO 6892:2002, que padroniza os ensaios realizados a temperatura ambiente. Os materiais que serão testados são: o Ferro Fundido Cinzento, o Aço SAE 1045 e o Aço SAE 1020.
2. ENSAIO DE DUREZA
Dentro da mecânica temos varias propriedades e a dureza é largamente utilizada na especificação de materiais, nos estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas e na comparação de diversos tipos de materiais. Entretanto, o conceito físico de dureza não tem o mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade.
Para um metalurgista, dureza significa a resistência à deformação plástica permanente; um engenheiro mecânico define dureza como a resistência à penetração de um material duro no outro; para um projetista, a dureza é considerada uma base de medida para o conhecimento de resistência e do tratamento térmico ou mecânico de um metal e da sua resistência ao desgaste; para um técnico em usinagem de metais, a dureza fornece uma medida da resistência ao corte do metal; e para um mineralogista, a dureza tem um significado diferente, ou seja, o de medir a resistência ao risco que um material pode fazer no outro.
Portanto, não é possível encontrar uma definição única de dureza que englobe todos os conceitos acima mencionados, mesmo porque para cada um desses significados de dureza, existem um ou mais tipos de medidas adequadas. Sob esse ponto de vista, pode-se dividir o ensaio de dureza em