Ensaio de Dureza
PROJETO Nº 1 – CARACTERIZAÇÃO-Ensaio de dureza
Nº do Grupo : 9-b
Nome do grupo:
Integrantes do grupo – Número Usp:
Arthur Gola de Paula - 7626891;
Gustavo de Carlis Miranda -7629212;
Gustavo Woiler Rauscher -7627669;
João Marcos Correia Marques -7627075.
Data : Setembro de 2012.
Índice
Conteúdo
Ensaio de dureza
1. Introdução
Este relatório consiste na apresentação e discussão dos dados obtidos no ensaio de dureza de uma chapa de liga de alumínio de composição desconhecida. O valor da propriedade foi calculado segundo a escala de dureza Rockwell HR15,625N.
A importância da execução de ensaios mecânicos reside na necessidade de determinar as propriedades físicas dos materiais a fim de aplicá-los corretamente em projetos de engenharia. A dureza, propriedade medida por este ensaio, refere-se à resistência do material ao desgaste superficial, sua resistência mecânica e a risco. Nessas condições, o ensaio Jominy coloca-se como solução vantajosa frente a outros tipos de testes na medida em que a inspeção de peças é rápida, não destrói os corpos de prova e tem baixa susceptibilidade a erros humanos.
2. Material Ensaiado
O material ensaiado foi o Alumínio. O corpo de prova utilizado foi uma chapa com 1mm de espessura, a mesma que foi utilizada em um ensaio de tração prévio.
Foi feita uma limpeza e extração das rebarbas por meio do uso de uma lima para que as condições do ensaio fossem satisfeitas.
3. Ensaio Jominy
No ensaio de Jominy realizado, a dureza do aço foi obtida na escala Rockwell D e o ensaio Jominy de referência foi realizado na escala Rockwell A. Para poder comparar ambos,a dureza obtida pelo grupo foi convertida em Dureza Rockwell A por meio do ajuste linear dos pontos da tabela de conversões encontrada em [1]. Tal processo acarreta numa certa imprecisão da conversão .