Ensaio de compresão
OBJETIVO: De acordo com a NBR 7190 – Projetos de estruturas de madeira, tem-se como objetivo a determinação da resistência e da rigidez à compressão paralela as fibras de madeira de um lote considerado homogêneo.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
- Prensa Hidráulica
[pic] [pic]
CORPOS DE PROVA
- 3 corpos de prova com fibras a 0º
- 3 corpos de prova com fibras a 45º
- 3 corpos de prova com fibras a 90º
- 1 lingote de madeira.
[pic] [pic]
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é freqüentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose hemicelulose unidas por lenhina.
PROCEDIMENTO:
Para este experimento serão utilizados os procedimentos de ensaio da norma NBR 7190 de forma que foram realizados testes com 3 ( três ) corpos de prova de cada modelo, previamente preparados e dimensionados antes de cada ensaio, cada corpo fora colocado sobre influencia de um cerramento no sentido axial em relação ao seu eixo longitudinal, gerando assim um carregamento máxima para a ruptura de sua estrutura em cada um dos objetos de análise de maneira tal que, através de uma média ponderada dos 3 ( três ) corpos de prova do mesmo modelo obtêm-se o resultado médio da tensão de ruptura para as diferentes formas posicionamento da fibras da madeira sendo elas posicionadas a 0º, 90º e 45º, de forma a analisar o melhor posicionamento das fibras para o carregamento de compressão Também foi realizado ensaios com um lingote de madeira com suas fibras posicionadas paralelas a horizontal ( 90º), que consiste em fixar o lingote em uma maquina responsável por exercer uma carga no sentido