Mecanica solos
Identificar através do sentido táctil e visual, as características de suas constituições, classificando-as entre suas composições químicas, sua forma estrutural, de acordo com seu processo de formação.
Medir a umidade dos solos através do método analítico e percentual, utilizando amostra de solos submetido a evaporação em estufa.
2.Introdução: 2.1 Solos: Material resultante da decomposição e desintegração da rocha pela ação de agentes atmosféricos. Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solos e cada tipo de solo possui características próprias tais como cor, consistência, formato, densidade e formação química. Solo Argiloso: Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil. Solo Arenoso: Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água. Solo Humoso: Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas). Solo Calcário: É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.
3. Experimento/Análise dos Resultados: A partir da amostra de solos, identificou- se os três tipos de solos: argiloso, arenoso e humoso, e através do tato notou-se a sensação do tato, dilatancia e a resistência a compresão. Para o experimento de Dispersão, foram colocados cada um dos três tipos de solos em uma proveta graduada com