Propriedades dos cilindros
As propriedades dos cilindros são uma combinação de varias variáveis , tais como tipo de calibração ou escala de passes, método de refrigeração dos cilindros, método de lubrificação dos cilindros, acabamento superficial do produto laminado , entre essas podem ser destacadas as seguintes características.
- Resistência à formação de trincas terminas
- Resistência aos lascamentos
-Resistência ao desgaste
-Resistência a impactos mecânicos
Dependendo do tipo do laminador onde os cilindros são utilizados deve-se priorizar uma ou mais das propriedades citadas. Por exemplo, a resistência a trincas terminar é uma exigência para laminadores à quente.Já os laminadores de trabalho a frio exigem uma elevada resistência ao desgaste.
Resistência à formação de trincas térmicas.
As trincas térmicas são trincas que podem ocorrer na região de trabalho do cilindro ou nos pescoços e na região de contato destes com os mancais. São causadas principalmente por tensões térmicas em excesso.
Enquanto o esboço, com temperaturas acima de 1000ºC, está em contato com os cilindros, as regiões superficiais destes se aquecem e expandem. A camada do cilindro imediatamente abaixo da superfície está bem mais fria (dependendo da condutibilidade térmica do material) e consequentimente, está sujeito a uma menor expansão. Tensões consideráveis de tração ocorrem entre a camada superficial aquecida e a camada muito mais fria abaixo da superfície.
Por causa de as tensões alternadas causadas inicialmente por expansão bloqueada e após um determinado numero de ciclos, as trincas podem aparecer no cilindro que devido à oxidação penetra vapor, pressões de laminação e esforços de flexão nos cilindros, estas trincas se propagam podem originar quebra dos mesmo.Quanto maior a diferença de temperatura de uma determinada camada maior será a tensão gerada. Por esta razão, a utilização de um sistema eficiente de refrigeração é uma das principais formar de se reduzir a