nao sei eii
Curso de Engenharia Civil
Unidade de Aprendizagem: Concretos e Argamassas - 3ª Fase
Prof. Roberto de Melo Rodrigues
Data: 19/09/2014
REVISÃO DO CONTEÚDO – TÓPICO I e II
1) O traço em massa definido por você para o concreto a ser usado em uma obra de pequeno porte que se encontra em local inacessivel para caminhões betoneiras é 1,00 : 1,91 : 2,91 : 0,58 sendo o consumo de cimento para este traço um saco de cimento de 50 kg. O encarregado por esta obra lhe informou que está usando na obra em questão o seguinte traço: 50 kg de cimento : 64 litros de reia com umidade com 5% de umidade : 117 litros de brita : 29 litros de água. Deseja-se saber:
a) Se o traço usado pelo encarregado da obra está correto? Apresente os cálculos como base para a justificativa da sua resposta. Considere os seguintes dados: MUc = 1200 kg/m3; MUa = 1500 kg/m3;
MUb = 1240 kg/m3; Coeficiente de Inchamento da areia = 1,30.
b) Apresente os parâmetros do traço: C, α, m, x, H para o traço 1,00 : 1,91 : 2,91 : 0,58.
2) Pretende-se estudar um traço de concreto, com base na metodologia apresentada na apostila, para concretagem da estrutura de um edifício residencial. Você deve obedecer às condições abaixo discriminadas:
-
Resistência característica à compressão igual a 25 MPa;
O cimento será medido em massa; agregados em massa e será feito o controle da umidade;
Cimento CP II-Z ou CP IV com resistência à compressão aos 28 dias igual a 35 MPa;
Brita granítica - Dmáx = 19 mm e Abatimento vibratório = 120 mm ( +- 20 mm);
Adotar para os cálculos os seguintes valores para as massas unitárias dos materiais:
-
MU(cimento)
MU(areia)
MU(pedra)
= 1,50 kg/dm3
= 1,50 kg/dm3
= 1,33 kg/dm3
-
MEA(cimento)
MEA(areia)
MEA(pedra)
= 3,15 kg/dm3
= 2,62 kg/dm3
= 2,65 kg/dm3
a) Apresente o traço unitário do concreto;
b) Apresente os parâmetros do traço: C, α, m, x, H.
c) Quais as quantidades dos materiais que devem ser