ENSAIO DE COMPRESS O
Engenharia Civil, 5º Semestre, Turma ENG015GP
Francirley Santos da Silva, Leonardo Rocha Silva, Tatiana Liniquer Santana;
Professor: Luana Sena Disciplina: Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Resumo: Este relatório técnico visa fornecer parâmetros comparativos sobre o comportamento dos ensaios determinação da resistência à compressão e determinação módulo de elasticidade estático em uma amostra paralela fibra da madeira e concreto.
Palavras-chave: Resistência à compressão; módulo elasticidade, fibra de madeira e concreto.
de do de de No ensaio de determinação da resistência à compressão do concreto, foi utilizado corpo de prova de 10cm de diâmetro, sendo posicionado de modo que seu eixo coincida com a máquina, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. A carga foi aplicada continuamente, sem choque, até que o corpo de prova rompesse.
1. INTRODUÇÃO
Segundo CALLISTER (2012), compressão é um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos e em fibras de madeiras, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme.
Nosso objetivo principal no ensaio é a determinação do módulo de elasticidade e da resistência da fibra de madeira e da resistência do concreto, desde modo efetuar análise do comportamento dos dois materiais quando submetido à compressão. De acordo com as informações obtidas no ensaio, podemos obter valores para a tensão, módulo de elasticidade e percentual de deformação.
Para calculo de tensão utilizamos a formula: σ = F / Ao
Onde, temos que: F = Força aplicada e Ao = Área da seção transversal do corpo (antes da aplicação da carga)
Já a deformação sofrida pelo corpo de prova pode ser calculada em função do encurtamento sofrido durante o ensaio: Ԑ = ∆L /L0
Onde, temos que: ∆L = Variação do Comprimento l e
Lo=Comprimento inicial.
Para descobrir o