14 02 2012 Monografia Gilberto revisao 03
A Deus, pelo dom da vida e responsável pela criação de todas as belezas da natureza, pois é esse o magnífico que permite a luz de cada dia e um futuro com dias melhores.
Aos meus pais Geraldo e Maria, pela dedicação, pela educação, pelo exemplo, pois isto fez com que chegasse até aqui.
A minha esposa Sueli que sempre me apoiou e incentivou a enfrentar os desafios que a vida nos trás.
Aos meus filhos Francielli e Pedro Henrique, minha inspiração.
A todos os professores e colegas de classe do Curso de Especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental, pelo apoio e atenção no desenvolvimento deste trabalho.
A todos que colaboraram, direta e indiretamente, para conclusão de mais uma etapa de conquistas em minha vida.
MOTA, Gilberto Rodrigues da. Condição do aterro sanitário do município de Cândido Mota. 2012. 21 folhas. Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação de Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental – UNOPAR VIRTUAL, Assis, 2012.
RESUMO
O destino dos resíduos sólidos - seja urbano, agrícola, industrial ou mesmo atômico – representa um dos graves problemas do mundo contemporâneo. No município de Cândido Mota, os resíduos urbanos recolhidos por caminhões são lançados no lixão distante dois quilômetros da zona urbana da cidade, onde são destinados cerca de 75% dos resíduos produzidos no município. Esse é o pior destino que se pode dar ao lixo, pois os resíduos permanecem a céu aberto, sem medidas de proteção ao ambiente ou à saúde pública. Favorece também a disseminação de doenças por meio de insetos e ratos, gera mau cheiro e, principalmente, contamina o solo e as águas. Felizmente, existem soluções para dispor o lixo de maneira mais adequada, porém essas soluções dependem do engajamento das pessoas e de políticas públicas que garantam o correto destino e tratamento dos resíduos. A solução aos malefícios causados pelo lixo é a destinação