Ensaio De Compress O
De
Compressão
Disciplina: ensaio de materiais
TURMA:DM2
ALUNOS: Felipe Adalberto, Jefferson Esposito, Jacilene Oliveira e Leandro Praxedes.
DATA: 22/07/2014
PROFESSOR: José Roberto
Introdução
Nos processos de construção mecânica podemos observar a existência do esforço de compressão, como por exemplo, em estruturas em equipamentos como suportes, bases de maquinas, barramentos etc.
Muitas vezes, a exigência requerida para um projeto é a resistência à compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando solicitado por esforços de compressão.
O ensaio de compressão é indicado nos casos onde é preciso avaliar as características de resistência, deformidade e precisão dimensional, principalmente quando se tratam de materiais frágeis, como ferro fundido, madeira, pedra e concreto. Ele também é indicado para produtos acabados, como molas e tubos, mas não se costuma utilizá-lo em metais.
Conceito
Podemos dizer de modo geral que a compressão se trata de um esforço axial, que tende a provocar um encurtamento do corpo submetido a esse esforço.
F
Corpo de prova
Nos ensaios de compressão, os corpos de prova são submetidos a uma força axial para dentro, distribuída de modo uniforme em toda a seção transversal do corpo de prova.
O ensaio de compressão pode ser executado na maquina de ensaio universal (do mesmo modo que no ensaio de tração) com a adaptação de duas placas lisas – sendo uma fixa e uma ajustável – nas quais é apoiado o corpo de prova mantendo o mesmo firme durante a compressão.
Um corpo submetido a um ensaio de compressão sofre uma deformação elástica e depois uma deformação plástica (também do mesmo modo do ensaio de tração).
Deformação elástica
É quando o corpo de prova retorna ao tamanho original após a compressão
Deformação plástica
É quando o corpo de prova retém uma