Ensaio de Cegueira
No filme existem vários personagens e não caracterizadas por seus nomes, mas por particularidades. Podemos destacar como personagens principais os ocupantes da ala onde estavam o médico, o primeiro cego, a mulher do primeiro cego, a Prostituta de óculos e o velho com tapa olho. Mas os que chamaram a atenção foram:
A esposa do médico que é a única que consegue enxergar porque é a única que possui inteligência emocional. Ela conhece suas emoções, Golleman 1996 “consegue lidar com os sentimentos confortar-se, livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade incapacitantes e as consequências do fracasso, motiva-se e possui autocontrole emocional. Consegue adiar a sua satisfação e reprimir a impulsividade que está por trás de todo tipo de realização e reconhece emoções nos outros. Ela também consegue lidar com relacionamento, lidando com os sentimentos dos outros.”.
E isso é notável em várias cenas do filme desde a paciência que ele a tem com o marido.
É inexplicável a imunidade dela parecendo que sua bondade, sua preocupação com o marido, mesmo convivendo entre os cegos sem medo de cegar, a impede de contrair a moléstia. Mas a solidariedade da mulher do médico estende-se, ainda, àqueles de convívio mais estrito, sendo verdadeiro anjo de guarda dos que dividem com ela a enfermaria do hospício abandonado em que são confinados os primeiros a contrair o mal.
O personagem negativo o Rei é uma pessoa que