O ensaio da cegueira
Psicologia/ 1º Semestre
SENTINDO O MUNDO: ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS. VISÃO E AUDIÇÃO. OS OUTROS SENTIDOS. PERCEPÇÃO: ATENÇÃO SELETIVA, ILUSÕES PERCEPTIVAS; ORGANIZAÇÃO DA PERCEPÇÃO; INTERPRETAÇÃO DA PERCEPÇÃO.
Maria de Fátima Penha RA 7251613007
Luiza Moreira RA 7091559836
Raquel RA 5219987101
Relatório referente ATPS desenvolvida na disciplina Processos Psicológicos Básicos I do Curso Psicologia da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, orientado pela Profª Michele Cristello.
Rio Grande
Setembro/2013
INTRODUÇÃO
Este relatório é referente a ATPS realizada na disciplina Psicologia, 1º semestre, da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, sob supervisão da professora Michele Cristello, do Curso de Psicologia.
Serão apresentados a SINOPSE, CENAS IMPACTANTES, RESUMO CONTENDO OS PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS, NOS CAPÍTULOS DE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO DO PLT, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
SINOPSE/RESUMO DO FILME
O Ensaio sobre a cegueira é uma crítica aos valores sociais, expondo o caos a que se chega quando a maioria da população cega. Revela traços da sociedade portuguesa contemporânea, vislumbrando a maneira como as pessoas vivem através de suas descrições das casas, dos utensílios, das roupas. As personagens não têm nomes, sendo descritas por características próprias – o primeiro cego, o médico, a mulher do primeiro cego, a rapariga de óculos, entre tantos outros que aparecem no desenrolar do filme, onde uma epidemia se alastra a partir de um homem que cega esperando o semáforo abrir. Inexplicável é a imunidade da mulher do médico, parecendo que sua bondade, sua preocupação com o marido, mesmo convivendo entre os cegos sem medo de cegar, a impede de contrair a moléstia. Mas a solidariedade da mulher do médico estende-se, ainda, àqueles de convívio mais restrito, sendo verdadeiro