Ensaio de calorimetria
DEPARTAMENTO DE FISICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
5ª EXPERIÊNCIA – CALOR ESPECÍFICO
João Pessoa/PB
2012
Sumário 1. OBJETIVO 2 2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3 2.1. 1ª Parte – Experimento para Capacidade Calorífica 3 3.2. 2ª Parte – Experimento para Calor Específico 3 3. RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÃO 4 3.1. Os resultados obtidos 4 3.1.1. Valores obtidos no 1º experimento 4 3.1.2. Valores obtidos no 2º experimento 5 3.1.2. CÁLCULO 6 4. CONCLUSÃO 7 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. OBJETIVO
- Realizar experiência de Calor especifico em diferentes condições a fim de obter: * Capacidade Calorífica do Calorímetro; * Calor específico de dois metais, dourado e prateado;
- A partir dos dados obtidos será feito o cálculo para obter esses valores.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. 1ª Parte – Experimento para Capacidade Calorífica
Para realizar a primeira experiência foi pesado a calorímetro, em seguida foi transferido 150ml de água (aproximadamente) e novamente pesado. Depois foi colocado cerca de 400ml num béquer e levado à chapa aquecedora até a fervura.
Desta forma foi utilizado um termômetro para medir a temperatura da água em fervura e da água no calorímetro, sendo colocado a água em fervura no calorímetro e medido a mistura após alguns segundos. Ao final foram anotados os valores das temperaturas e das massas para os cálculos.
3.2. 2ª Parte – Experimento para Calor Específico
Para realização dessa experiência foram repetidos os primeiros passos de pesagem e colocação de 150ml de água no calorímetro. Para aquecer o metal ele foi colocado dentro de um béquer com água e deixado em contato por alguns minutos e medido a temperatura da água, que consequente seria a do metal, levando em seguida para o calorímetro onde foi medido novamente a temperatura após o contato.
3. RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÃO
4.3. Os