Ácido acetilsalicílico
1. Objectivo pág. 2 2. Introdução teórica pág. 3 3. Materiais e Reagentes pág. 4 4. Procedimento experimental pág. 5 5. Registo e tratamento de resultados pág. 6 6. Discussão de resultados/Conclusão pág. 11 7. Bibliografia/Webgrafia pág. 12
1.OBJECTIVO
Esta actividade experimental tem como objectivo a determinação da entalpia de formação do ácido acetilsalicílico, com base na energia libertada na sua combustão num calorímetro a volume constante.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Com esta actividade experimental pretende trabalhar-se um pouco o tema da 1ª Lei da Termodinâmica. Como tal há alguns conceitos que valerá a pena abordar.
A 1ª Lei da Termodinâmica diz-nos que ΔU=q+w, onde ΔU é a variação da energia interna, e q e w representam calor e trabalho, respectivamente. Portanto, a variação da energia interna de um sistema pode dar-se sob a forma de trabalho e devido a transferências de calor.
O trabalho resulta do produto da força aplicada no sistema pela área, e o calor não é mais do que a energia em movimento, isto é, “transferência de energia como resultado da diferença de temperaturas”1.
O pretendido será calcular o valor da entalpia de formação de uma certa substância, isto é, “a entalpia de reacção padrão para a formação da substância a partir dos seus elementos na sua forma mais estável”2. Isso poderá ser feito com base em procedimentos de calorimetria. Existem três tipos de calorimetria: calorimetria a pressão constante (onde não há variações de pressão e como tal q=ΔH), calorimetria a volume