Calorimetria - experiencia em sala
CALORIMETRIA
Turma:
3º Ano C
Discentes:
Everson Pedro Correia Maciel
Hélio Ribeiro de Abreu Junior,
Roberto de Souza Xavier Junior,
Thais de Miranda Leal e
Yure Soares Rodrigues de Andrade.
Docente:
Rita de Cássia P. Borges.
Cáceres, Maio de 2012.
Introdução
Calorimetria é a ciência que estuda os fenômenos e as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando a forma de energia envolvida é o calor.
O químico e físico escocês Joseph Black (1728-1799) foi o pioneiro no estabelecimento de processos para medir o calor. Mesmo ele acreditando na idéia do calórico, alguns de seus conceitos são utilizados até os dias de hoje. Ele foi o primeiro a perceber que a variação da temperatura de um corpo poderia ser usada para definir a quantidade de calor perdida ou absorvida de um corpo. Ele chamou essa unidade de caloria (cal).
2
1. Calorimetria – Teoria
1.1 Capacidade térmica e calor específico
Quando um corpo recebe ou perde calor pode ter sua temperatura aumentada ou diminuída. Mas isso não é regra, há outra possibilidade: ele pode mudar seu estado de agregação ou fase. Ele pode sofrer fusão (estado sólido para o líquido), solidificação (estado líquido para o sólido), condensação (líquido para o gasoso) ou sublimação (gasoso para o sólido ou sólido para o gasoso).
Sabemos que quando um corpo recebe ou perde calor há uma alteração na agitação das moléculas. Essa mudança na agitação das moléculas pode fazer com que o seu corpo tenha sua temperatura alterada – aumenta a temperatura, dilata o corpo; diminui a temperatura, contrai o corpo. Dependendo da quantidade de calor recebido pode alterar também o estado físico do corpo.
1.1.1 Capacidade térmica
Capacidade térmica é a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade.
1.1.2 Calor Específico
Calor Específico é uma grandeza física que