Revisão de física 2° ano
Frente III – Prof Markito
CAPITULO 2 – CALORIMETRIA
Vimos no capítulo anterior os conceitos de
Calor, Equilíbrio Térmico e a Lei Zero da
Termodinâmica. É imprescindível dominar esses conceitos para o estudo deste 2° Capítulo, então vale a pena dar uma revisada rápida nas folhinhas antes de prosseguir!
Calor é a energia térmica transferida de um corpo para outro devido exclusivamente à diferença de temperatura entre eles.
Calor Sensível
Quando um corpo cede ou recebe calor, variando apenas a sua temperatura, sem mudar o seu estado físico, dizemos que ele recebeu ou cedeu calor sensível. Verificamos experimentalmente que a quantidade de calor sensível (Q) recebida ou cedida por um corpo apenas para variar sua temperatura (sem ocorrer mudança de fase) é diretamente proporcional à sua massa (m) e à variação da sua temperatura (∆T).
0,11
0,20
0,093
0,58
Ferro
Vidro
Cobre
Álcool
Aulas 05 a 07
Capacidade Térmica (C)
Definimos a capacidade térmica (C) de um corpo como sendo o produto da massa pelo calor específico do material que o constitui. Assim, a capacidade térmica é característica do objeto e não da substância.
Da definição obtemos:
C = m.c
e
Q = C.∆Ti
Unidade de C → cal/°C ou J/°C
* Equivalente em Água (E)
O equivalente em água de um corpo é a massa de água cuja capacidade térmica é igual à capacidade térmica do corpo considerado. Assim:
E=C
Exemplo: A capacidade térmica de 100g de álcool é: C
= 100.0,58 = 58 cal/°C. Assim, sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/gºC, o equivalente em água dessa quantidade de álcool é: E = 58g. Isto quer dizer que 58g de água possuem a mesma capacidade térmica que o objeto em questão (100 g de álcool).
Calor Latente
Desse resultado obtemos a Equação Fundamental da Calorimetria:
Q = m.c.∆T
∆T = TF – Ti → variação da temperatura c → calor específico m → massa do corpo
Unidades usuais: Q → caloria (cal) m → grama (g)
Unidades no SI: Q →