ensaio de antropologia
Com este ensaio, pretende-se uma pequena reflexão, sobre o tema cultura e sociedade em Antropologia. Aceite a designação de Antropologia esta deverá ser social ou cultural, ou contemplar ambas as dimensões?
A posição defendida através deste ensaio, é que a designação de Antropologia deve contemplar ambas as dimensões (social e cultural).
Podemos pois dizer que a antropologia enquanto ciência, tem como objecto de estudo o homem como ser biológico, social e cultural, sendo pois considerada uma ciência da cultura e da humanidade, pelo que se torna uma ciência abrangente no seu campo de investigação pois abrange todas as populações. Desta forma dizemos que o estudo em antropologia encontra-se organizado em várias áreas de estudo como a Antropologia Social e a Antropologia Cultural (Santos 2002).
A Antropologia Social encontra-se ligada ao conceito de sociedade1, e é uma ciência que estuda os hábitos, rotinas e costumes de um povo, assim como as crenças, as religiões, os sistemas sociais, e as relações que são próprias das diversas sociedades humanas, e tem como objecto de estudo, não o estudo do homem como ser humano, mas sim a sua forma e modo de organização social inerentes à sua condição humana. Segundo o autor Armindo dos Santos (2002) “… esta ciência preocupa-se com as formas e modos concretos da organização de vida social em comum de grupos de indivíduos agregados em conjuntos mais ou menos numerosos…” (Santos 2002:23), pelo que um dos principais objectivos é saber o porquê dos homens se comportarem de, maneira diferente, segundo as sociedades em que vivem. Logo dai advém o interesse em conhecer os comportamento em grupo e individuais, que estão institucionalizados na sociedade, assim como as organizações segundo as quais está legitimado o comportamento social como o parentesco, a família, a religião e o conjunto de sistemas que fazem referência à moral e à ética (Santos 2002). Em contrapartida a Antropologia cultural esta