Ensaio de agregados
Curso Técnico de Construção Civil
Profº Gasparim/ Isaac/ Victor
Nome: Jéssica Prontuário: ******
Ensaios Físicos de Agregados (Miúdo e Graúdo)
NBR nº7251 – Determinação da massa unitária em estado solto
Objetivo: Esta norma tem como objetivo realizar através da metodologia de ensaios, a determinação da massa unitária dos agregados, sendo que este procedimento é referente aos agregados miúdos.
Aparelhagem: Recipiente Paralelepípédico de 316 x 316 x 150 mm; Pá metálica; Balança com precisão de 0,05 kg; Estufa; Termômetro.
Amostra. a) O volume da amostra deverá ser no mínimo o dobro do volume do recipiente; b) Se a amostra não estiver em estado seco, deve-se indicar a umidade com precisão de 0,1%.
Procedimentos de Ensaio
1. Coletar amostra de acordo com a norma nº26 e nº27 2. Secar a amostra em estufa até a constância de massa, deixando resfriar a temperatura ambiente. 3. Cortear o agente até que a quantidade chegue ao dobro do volume do recipiente. 4. Pese o recipiente vazio (Massa = 7,462 kg / Volume = 15 dm³) 5. Com o auxilio da pá metálica, despeja-se agregado a uma altura de aproximadamente 10 cm da borda do recipiente, até que ele fique cheio; 6. Use a régua para nivelar a areia á borda do recipiente. 7. Pese o recipiente + agregado e faça a diferença entre a massa do agregado e do recipiente (30,756 kg) 8. Subtraia o resultado da massa do recipiente com o peso do mesmo cheio, e divida o resultado pelo volume do recipiente. [pic][pic] 9. Logo, 1,552 kg/dm³ é a “massa unitária”.
Ensaios Físicos de Agregados (Miúdo e Graúdo)
NBR nº6467 – Determinação do inchamento de agregados miúdos
Objetivo: Esta norma tem como objetivo realizar procedimentos laboratoriais, segundo a norma nº26, para determinar o inchamento de agregados miúdos para concreto.
Aparelhagem: Lona com