Ensaios de quarteamento do agregado
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES
LEONARDO CRUZ CHAVES
AMILKER PINTO DA SILVA
RELATÓRIO SOBRE O ENSAIO DE QUARTEAMENTO DO AGREGADO
ARACAJU
2014
LEONARDO CRUZ CHAVES
AMILKER PINTO DA SILVA
RELATÓRIO SOBRE O ENSAIO DE QUARTEAMENTO DO AGREGADO
ARACAJU
2014
1 – INTRODUÇÃO
Esse relatório consiste na descrição dos procedimentos realizados no ensaio de quarteamento do agregado, ou seja a preparação das amostras para os ensaios de caracterização da mesma, no dia 22 de Outubro de 2014 às 17 horas. A partir da elaboração deste relatório e da realização deste ensaio, é possível um conhecimento prático da matéria estudada, dessa forma fixando melhor os conceitos e podendo ter uma experiência prática do curso.
2 – REFERÊNCIAL TEÓRICO
Quarteamento é o processo que consiste na redução da amostra a pequenas porções representativas da amostra inicial. Esta operação pode ser manual ou mecânica. Podem ser utilizados dois processos para a preparação de amostras para ensaios de caracterização, sendo um com secagem prévia, procedimento normal, e outro sem secagem prévia da amostra. O segundo processo pode ser empregado apenas no caso de a amostra apresentar, no máximo, 10% de material retido na peneira de 0,42 mm.
3 – OBJETIVOS
A partir da elaboração deste relatório se torna possível vivenciar as experiências das aulas teóricas, na prática. O principal objetivo do ensaio de Quarteamento é prescrever o procedimento para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica, determinação dos limites de liquidez e plasticidade, massa específica dos grãos que passam na peneira de 4,8 mm e massa específica, massa específica aparente e absorção de água dos grãos retidos na peneira 4,8 mm).