relatorio areia lavada
Ensaio: Redução de amostras de campo para ensaio
(areia lavada)
COORDENADORIA DE EDIFICAÇÕES
Laboratório de Materiais de Construção
Professor Marcelo Meneguelli
Disciplina: Materiais de Construção
Setembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1. MATERIAIS UTILIZADOS 5
2.2. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 5
2.3. PROCEDIMENTO DE ENSAIO 5
3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
4. CONCLUSÕES 6
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
O ensaio para redução de amostras de campo foi baseado na NBR NM 27: 2001 que estabelece as condições exigíveis na redução da amostra de agregado formada no campo para ensaio de laboratório.
Definições:
Amostra de campo: É a porção representativa de um lote de agregados, coletada nas condições prescritas nesta norma, seja na fonte de produção; armazenamento ou transporte. É obtida a partir de várias amostras parciais.
Amostra de ensaio: é a porção obtida por redução da amostra de campo. Amostragem: as amostras para os ensaios em laboratório devem ser coletadas conforme a NM-26, porém neste ensaio a amostra de campo foi disponibilizada pelo laboratório de materiais de construção do IFES.
Três procedimentos podem ser utilizados para redução da amostra de campo em amostra de ensaio; os procedimentos descritos a seguir estabelecem a redução das grandes amostras de campo a um tamanho adequado para ensaios seja a mais representativa possível da amostra de campo.
Método A (Separador mecânico): Consiste em um equipamento dotado de calhas que estão dispostas de tal forma que descarreguem aleatoriamente o agregado para cada lado do separador. Uma das partes acumulada deverá ser desprezada e o processo repetido tantas vezes for necessário até que a quantidade de material atenda ao exigido nas Tabelas 1 e 2 da NM-26 que seguem abaixo.
Tabela 1
Tabela 2
Fig. 1 – Processo de redução de amostra pelo separador mecânico –