Experimento Separação de misturas
Separação de Misturas
ÍNDICE
1-Resumo
2
2- Objetivo
2
3- Introdução
2
4- Parte experimental
3
4.1- Materiais e Reagentes
3
4.2- Procedimento
3
5- Resultados e discursão
4
6- Conclusão
5
7- Perguntas para o relatório
5
8- Referencias bibliográficas
6
Separação de misturas
1
1- RESUMO
Este relatório esta abordando um estudo sobre os processos de separação de misturas e alguns de seus procedimentos. Exemplo: Filtração; Decantação; Imantação; Dissolução
Fracionada, Sublimação; Centrifugação entre outras.
Assim como, a aplicação pratica em uma situação problema para a separação de uma mistura heterogênea (Areia Lavada, Limaria de Ferro e Cloreto de Sódio – NaCl).
2- OBJETIVO
Estudar os processos de separação de misturas, em especial misturas heterogenias
(polifásica). Identificar por meio de um experimento, as diferentes etapas e avaliar as possíveis mudanças de fases, Solubilidade, Perda de componentes e seu grau de pureza.
3- INTRODUÇÃO
Na química a separação de misturas é utilizada para isolar substancias (ou outras misturas) em um sistema qualquer, nos dois ou mais componentes originais.
Suas finalidades são as mais variadas possíveis, sendo aplicada na Engenharia Química;
Petróleo; Indústria Farmacêutica; Mineração entre outras.
Os métodos de separação podem ser de modo mecânico ou por processos físicos. São técnicas que se utilizam do conhecimento das propriedades e constantes físicas dos componentes como solubilidade, interação magnética, densidade, ponto de ebulição, ponto de fusão etc. Os processos utilizados na separação, não alteram a natureza química das substancias constituintes da mistura.
Dependendo do estado físico (Solido, Liquido ou Gasoso), do tamanho
(Granulometria), do grau de interação (homogênea ou heterogênea) ou alguma propriedade em especial, podemos escolher o método mais adequado para separar os componentes da mistura. Para