ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Este experimento trata dos fenômenos relacionados ao Campo Elétrico. Tem como objetivo determinar superfícies equipotenciais e a partir delas as linhas de força do campo elétrico. Apresentamos aqui, uma análise da montagem de Placas Paralelas, bem como a observação do comportamento das Linhas de força.
Objetivos
Vamos verificar neste experimento o comportamento do campo eletrostático a partir da determinação experimental das linhas de superfícies equipotenciais e mapeamento do campo elétrico, a partir de meios condutores líquidos, relacionando os conceitos de potencial e campo elétrico. Além de analisar como as linhas de força de um campo se dispõe através de um retroprojetor num recipiente contendo óleo e semolina submetido a um campo elétrico.
Materiais Utilizados
a) Geradores;
b) Duas pontas ligadas a um gerador;
c) 1 Vela;
d) Placas Paralelas;
e) Recipiente de vidro com óleo e semolina;
f) Retroprojetor;
g) Condutores em diversos formatos;
h) Bastão;
i) Esfera metálica;
j) Eletrodos;
k) Recipiente com liquido condutor;
l) Condutores e Voltímetro;
m) Suporte com condutor para marcação precisa dos dados coletados.
n) Folhas de papel;
o) Placas cilíndricas;
Fundamentos teóricos
Sabe-se que corpo um eletricamente carregado, positivamente ou negativamente, tem o poder de atração ou repulsão com outro corpo também carregado. Pode-se dizer que o espaço em torno de um corpo carregado fica preenchido por algo invisível, que corresponde à ação de natureza elétrica sobre os corpos carregados. Podemos explicar este algo pela presença de uma entidade chamada “Campo elétrico (E)”. Para representá-lo usamos linhas imaginárias, denominadas linhas de campo.
O campo elétrico é um campo vetorial, constituído por uma distribuição de vetores, um para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado.
A intensidade do campo elétrico (E) é definido como o quociente entre as forças de interação das cargas geradora