Ensaios Para Agregados Pavimentação
As amostras coletadas dos vértices das malhas básicas, serão misturadas, formando a amostra representativa do depósito, para a qual estão previstos os seguintes ensaios:
Apreciação petrográfica para agregados (NBR-7389);
Reatividade potencial (função do resultado da análise petrográfica).
Cada malha básica estimada com 160m de lado, terá um reticulado de cerca de 40 x 40m. Nos vértices deste reticulado serão feitas sondagens e coletadas amostras depois de misturadas, formarão a amostra representativa da malha, para a qual estão previstos os seguintes ensaios:
- Composição Granulométrica (Nbr-7217);
- Teor De Argila Em Torrões (Nbr-7218);
- Teor De Material Pulverulento (Nbr-7219);
- Teor De Matéria Orgânica (Nbr-7220)*;
- Massa Específica, Massa Específica Aparente E Absorção (Nbr-6458) - Massa Unitária (Nbr-7251)
- Durabilidade (Astm-C-88).
- Ensaio De Forma.
- Adesividade De Agregados Graudos E Miudos.
- Equivalente De Areia.
- Abrasao Los Angeles
Composição granulométrica (NBR-7217);
Para a execução do ensaio deve-se obedecer às seguintes etapas:
a) Secar as amostras de ensaio em estufa (105 – 110)°C, esfriá-la à temperatura ambiente e determinar suas massas (M1 e M2). Tomar a amostra (M1) e reservar a outra (M2);
b) Encaixar as peneiras previamente limpas, de modo a formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo. Prover um fundo de peneiras adequado para o conjunto;
c) Colocar a amostra (M1) ou porções dela sobre a peneira superior do conjunto, de modo a evitar a formação de camada espessa de material sobre qualquer uma das peneiras, pois o acúmulo de material sobre uma peneira impede o igual acesso de todos os grãos à tela, durante sua agitação, como também pode provocar a deformação permanente da tela. Se o material apresentar quantidade significativa de materiais pulverulentos, ensaiar previamente as amostras conforme a NBR 7219.