Casimiro de abreu - resumo
❖ Poeta que representa a sensibilidade brasileira espontânea. Levou vida boemia e morreu de tuberculose.
❖ Nasceu em Barra de São João, Estado do Rio de Janeiro, no dia 4 de Janeiro.
❖ Era filho do rico comerciante português, José Joaquim Marques de Abreu.
❖ Entre 1853 e 1857, estudou em Portugal. A vocação literária, porém, suplantou a vida acadêmica.
❖ Em Lisboa, iniciou-se como poeta e dramaturgo.
De volta ao Brasil, dedicou-se à atividade comercial, com o apoio paterno. Mas definia este trabalho como uma "vida prosaica… que enfraquece e mata a inteligência”. ❖ Em 1860 fica noivo de Joaquina Alvarenga Silva Peixoto. Casimiro vivendo uma vida boêmia contrai tuberculose e vai para Nova Friburgo tentar a cura da doença.
❖ Casimiro José Marques de Abreu, não resiste à doença e morre com apenas 21 anos, no dia 18 de outubro de 1860, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Casimiro de Abreu e o Romantismo
❖ Apesar de ter vivido apenas 21 anos, ele foi um dos poetas mais importantes da segunda geração de poetas românticos. Cujas principais características eram: o pessimismo e certo gosto pela morte, à religiosidade e naturalismo.
❖ O seu sentimento nativista e as saudades da família escreve: "estando a minha casa à hora da refeição, pareceu-me escutar risadas infantis da minha mana pequena. As lágrimas brotavam e fiz os primeiros versos de minha vida, que teve o título de Ave Maria".
❖ Seu poema mais famoso é Meus Oito Anos.
❖ Da segunda geração romântica brasileira, Casimiro de Abreu cultivava um lirismo de expressão simples e ingênua. Seus temas dominantes foram o amor e a saudade.
❖ Conhecido como "poeta da infância", fala muito da inocência perdida . Trabalha também temas do chamado “romantismo descabelado”: exílio e lirismo amoroso.
❖ Seus temas dominantes foram o amor e a saudade. Embora criticado por deslizes de linguagem e falta de embasamento