Química em foco
ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO
Arapiraca - AL. 2012.
Resumo do capítulo 3º
A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores.
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.
REFERÊNCIA
SANTOS, Wildson Luiz P. dos; MALDANER, Otavio Aloisio. Ensino de Química em Foco. In: ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro. A interdisciplinaridade e o Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 2011. P.