Ensaio de agregados
Definir agregados miúdos e agregados graúdos quanto ao seu tamanho e massa. Para assim definir melhor qual a característica do material. O entendimento dos mesmos serve para melhor escolha na mistura do concreto ou argamassa, ou para outros fins.
2. Fundamentos teóricos
Os agregados tem muita utilidade em obras de construção civil, assim como em outros tipos de obras. Antigamente, eram usados para dar volume ao concreto, hoje em dia os agregados fazem parte de 70% do concreto. Os agregados além de contribuir para a resistência do concreto, dão mais opções ao usuário quando escolhem o concreto das mais diferentes solicitações de obra. Para que possamos definir um agregado miúdo ou graúdo, consideramos ensaios aprovados por normas da ABNT. A ABNT caracteriza os ensaios de massa específica, massa unitária, coeficiente de umidade, tamanho dos agregados, entre outros fatores críticos para o trabalho com o material.
A partir destas normas, definimos que todo o agregado tem de estar com suas características definidas para que se possa ser utilizado.
Os agregados se classificam por seu tamanho (miúdo ou graúdo), por sua origem (naturais ou industrializados) e por seu peso de massa (leve, médio e pesado).
Como foi dito, a ABNT fornece normas de ensaio para que se classifique o agregado. A fim de que se possa usar o melhor material para as diferentes demandas do mercado. Neste processo de caracterização do material, usaremos as seguintes normas:
NBR NM 248 – Descreve o método para determinação de agregados miúdos e graúdos para concreto.
NBR NM 45 – Descreve o método para a determinação da densidade a granel e de volume dos vazios de agregados miúdos, graúdos ou de misturas de ambos, compactados ou soltos.
2.1. ENSAIO DE GRANULOMETRIA
Materiais de uso e aparelhagem:
Pincel macio
Escova de aço
Estufa
Balança de resolução 0,1
Peneiras de 75mm á 150 micrometros.
Quarteador
Colher de pedreiro e colher de cozinha
Balde graduado ou balde