Ensaio critico literatura infantil
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – (CCHLA)
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – HABILITAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Ensaio crítico apresentado a professora de Estágio Supervisionado III – Literatura Infanto-Juvenil Profª Dr. Ana Cristina Marinho Lúcio como requisito para avaliação do componente curricular.
CARLOS ALBERTO RODRIGUES DA SILVA
ITABAIANA-PB
2013
O gênero literatura infantil – juvenil tão utilizado nos dias atuais na formação da criança, parece-nos de muita complexidade. Existe literatura voltada para a criança? A escritora Maria Tereza Andruetto, nos põe dúvida quanto a esse tipo de literatura, a mesma nos diz da existência de mercados voltados para a produção de uma literatura com interesses rentáveis, que isso muitas vezes fere o rótulo da qualidade da literatura, pois os escritores passam a escrever visando eles próprios e não o público alvo, nossas crianças. Isto tem feito com que se tenha certa dificuldade de separar o que seria literatura infantil-juvenil e literatura no que tange a arte. Sabemos que é através da literatura e da ficção que viajamos no intuito de encontrarmos o algo a mais que não encontramos em nossa vida mortal. Viajamos no imaginário em busca do belo através de uma boa obra literária, por isso entendemos que a literatura se faz necessária a criança, resta saber se essa literatura (infantil-juvenil) tem realmente controle de qualidade e está devidamente adequada aos olhos dos nossos leitores mirins.
A responsabilidade do escritor que escreve para as crianças e juvenis e de uma grandeza enorme, não se pode enganar as crianças, temos que servi-las do mais puro néctar literário, e muitas vezes nos interrogamos se realmente esses escritores estão aptos e cientes que escrevem para um público especial. Será que esses escritores ao escrever seu livro tenta suprir a necessidade dele, que é a financeira? Ou visa suprir a necessidade de seu público que são os juvenis e as