Ensaio Coerência Textual
Para iniciar, esclareça-se que esses menores aprendizes são, em sua maioria, oriundos de escola pública e vivem em situação de risco social, o que se reflete tanto na fala, como na escrita, como vários erros de gramática e concordância verbal. Contudo, como sabido, um texto é um conjunto de características e não uma sequência de frases, que possui como uma de suas características a coerência textual.
A coerência textual diz respeito às conexões de idéias que conferem sentido a um texto. Para elaborar um texto com coerência é necessário utilizar corretamente os instrumentos da língua, usar artigos e pronomes que concordem com os nomes a que se referem, combinar os tempos verbais de modo lógico, estabelecer relações que criem um elo entre os parágrafos ou idéias, observando se há relações de sentido entre as frases, que unidas entre si, devem transmitir de modo claro uma informação, uma opinião, uma mensagem na produção de texto.
A coerência é, sobretudo, uma relação de sentido que se manifesta entre os enunciados, em geral de maneira global e não localizada. Na verdade, a coerência providencia a continuidade de sentido no texto e a ligação dos próprios tópicos discursivos. Não é observável como fenômeno empírico, mas se dá por razões conceituais, cognitivas, pragmáticas e outras. (Para maiores detalhes, cf. Koch/Travalia, 1989 e 1990; Marcuschi, 1983; 2000).
A coerência textual é o que dá sentido ao texto e isso envolve fatores lógico-semânticos e cognitivos, já que o sentido do texto depende do conhecimento partilhado entre os interlocutores. Um texto é coerente quando é entendido pelo receptor.
A correção textual analisa a coerência textual e para isso são utilizadas as metarregras.