Enriquecimento de cargos
Definição: É a ampliação do cargo para obter maior significação no trabalho. Requer sua reorganização e extensão de atividades para que as pessoas possam conhecer o siginificado da tarefa que desenvolvem e sua contribuição para as operações da organização como um todo. Consiste em aumentar deliberada e gradativamente os objetivos, as responsabilidades e as tarefas do cargo.
Objetivo (principal): Modificação permanente do comportamento humano em função contínua atualização de seu potencial. Permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante.
Enriquecimento horizontal: Maior variedade de tarefas de igual complexidade e responsabilidade.
Enriquecimento vertical: Adiciona tarefas mais difíceis ou atribuições como: planejamento, organização e controle.
O enriquecimento de cargo, conforme indicado em pesquisas, seja horizontal e vertical, traz melhoria do desempenho e reduz a insatisfação no trabalho. Mas pode trazer também consequências indesejáveis, como principal dilema, a resitência a mudança, diante do aumento das tarefas ou atribuições e ansiendade pelo medo de falhar. - Efeitos Desejáveis: maior motivação e produtividade, menor absenteísmo e rotatividade. - Efeitos Indesejáveis: maior ansiedade, conflito, menor relacionamento interpessoal, sentimento de exploração.
Os sindicatos tem explorado a questão do enriquecimento de cargos, acusando certas empresas de o fazerem exclusivamente para proveito próprio, explorando as pessoas.
O que se espera do enriquecimento de cargos é nao apenas melhoria nas condições de trabalho, como também um aumento na produtividade e redução das taxas de rotatividade e absenteísmo de pessoal, melhora no relacionamento entre as pessoas e seu trabalho, incluir oportunidades de mudanças na cultura organizacional e melhor qualidade de vida no trabalho.