Eni orlandi
1. Discorra sobre a polissemia da noção de leitura e a relação autor-leitor-texto na produção de significados.
R:A polissemia da noção de leitura é dada por dois sentidos, tanto oral como escrita, variando tanto na fala cotidiana quanto na fala formal. Pode ser utilizada em um texto de Platao como também a um aprendizado escolar. A relação autor-leitor-texto baseia-se na ideia de interpretação e de compreensão.
2. Segundo a autora, “O que torna um texto legível? O que é um texto legível?”. R: É a natureza da relação que alguém estabelece com o texto que está na base da caracterização da legibilidade.
A questão da legibilidade, é, além disso, uma questão de "graus" e não de tudo ou nada. Uma questão de condições e não de essência. É uma questão de história, no sentido amplo.
R2:A própria categorização "este é um texto legível" traz em si algo de 'julgamento" que tem mais a ver com quem a profere do que com o próprio texto. Ou seja, trata-se para a autora já de um argumento produzido na relação entre o leitor e o autor, mediados pelo texto.
3. O que Eni Orlandi quer dizer quando afirma: “Há um leitor virtual inscrito no texto” ? O que são o leitor real e o leitor virtual?
R:Um leitor que é constituído no próprio ato da escrita, este trata-se de um leitor virtual. O leitor real é o que lê um texto se apropria do mesmo, encontrando-se ai um leitor constituído com o qual ele tem de se relacionar necessariamente.
4. Explique as noções de “implícito” e de “intertextualidade”.
R:Aquilo que não esta dito mas também esta significando ,há relações de sentidos que se estabelecem entre o que um texto diz e o que ele não diz, mas poderia dizer.
R2:É a relação de um texto com outros.
5. A autora afirmar ‘’ler(...)é saber que o sentido pode ser outro’’. Explique.
R: Ao ler algo pode-se haver diversas interpretações da leitura,a própria palavra ler tem diversos sentidos e pode