Engrenagens
MECANISMOS DE TRANSMISSÃO
LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE RODAS CILINDRICAS HELICOIDAIS
1. Um par de rodas cilíndricas helicoidal dentado padrão, apresenta um ângulo de pressão normal 14
1/2o, diametral pitch normal igual a 6 in-1, e ângulo de hélice 45o. O pinhão tem 15 dentes, e a coroa
24 dentes. Calcular o passo circular transverso e o passo circular normal, o passo diametral transverso, os diâmetros primitivos, e o número de dentes equivalentes.
2. Um par de rodas cilíndricas, dentado helicoidal padrão, eixos paralelos, é gerada (usinagem) com um ângulo de pressão normal de 20o e ângulo de hélice de 30o. Elas possuem um diametral pitch igual a 16 in-1. O número de dentes são 16 e 40 dentes respectivamente. Encontrar o ângulo de pressão transverso, o passo circular normal, o passo axial, os raios primitivos e o número de dentes equivalentes das rodas.
3. Um par de rodas helicoidais é feito com ângulo de pressão normal de 20o, dentado padrão, e ângulo de hélice 35o. As engrenagens possuem diametral pitch 10 e o número de dentes são 15 e 25 dentes respectivamente. Se a largura da face é ¾ in, calcular o ângulo de hélice da base e razão de contato axial. 4. Um par de rodas helicoidal, dentado padrão, é gerado (usinagem) para eixos paralelos cuja distância entre centros é de cerca de 3 ½ in para dar uma relação de aproximadamente 1,8. As engrenagens serão usinadas com fresa “hob” padrão com ângulo de pressão 20o e diametral pitch 8.
Usando o ângulo de hélice de 30o determine os valores transversos do passo circular e do diametral pitch, bem como o número de dentes, diâmetros primitivos e a distância entre centros. Verificar a existência de interferência e de interferência.
5. Um pinhão helicoidal com 16 dentes está girando em 1800 rpm e move uma engrenagem helicoidal sobre um eixo paralelo a 400 rpm. Os centros dos eixos estão a uma distância de 11 in.
Usando um ângulo de hélice de 23o e um ângulo de