engenho sanhaçu
A cachaça Sanhaçu é produzida na propriedade da família Barreto Silva, em Chã Grande, na região da Zona da Mata de Pernambuco, a 15 km de Gravatá e 85 km de Recife. A família trabalha com agricultura orgânica desde 1993. Durante esse tempo foi implantado o sistema agroflorestal que hoje se encontra bastante desenvolvido já podendo encontrar alguns exemplares de árvores nativas da Mata Atlântica. Com o ressurgimento da flora a propriedade torna-se um refúgio para o que ainda resta da fauna nativa. Vê-se com freqüência animais como teju, sagüi, raposas, lebre e coelho do mato e diversas aves, dentre elas o sanhaçu. Sanhaçu ou sanhaço é o nome comum dado a seis espécies brasileiras de aves, de até 18 cm de tamanho. Têm em geral coloração verde ou azul-acinzentada, com manchas de cores variadas nas asas. Costumam reunir-se em bandos sobre as árvores frutíferas.
CACHAÇA SANHAÇU
Minas Gerais hoje é o centro da tecnologia de produção de cachaça de alambique no Brasil. Sabendo disso a Sanhaçu treinou seus funcionários e adquiriu todos os seus equipamentos onde melhor se entende do assunto.
A Sanhaçu é cachaça pernambucana com tecnologia mineira
A cachaça orgânica Sanhaçu é produzida em alambique de cobre e é certificada pelo IBD.
A matéria-prima da Sanhaçu é produzida em canavial próprio ou cultivada por agricultores familiares da região da Zona da Mata, em Permambuco. A associação Terra Viva de produtores orgânicos e o SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) acompanham esses produtores garantindo a qualidade da matéria-prima, oferecendo assim uma oportunidade de comércio justo e solidário para estas famílias, contribuindo com o desenvolvimento social da micro-região.
O município de Chã Grande encontra-se a 470m acima do nível do mar. Seu clima é Tropical Chuvoso com verão seco. A temperatura média anual de 22,6°C e a precipitação média anual de 1309,9mm influem positivamente na qualidade da cana-de-açúcar utilizada para fazer as cachaças