Quimica
Trabalho de Química
Petróleo
Louveira, Setembro de 2013
Petróleo
Trabalho Sobre Petróleo desenvolvido sobre a orientação do Professor de Química.
Louveira, Setembro 2013
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre o petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e não deixando de citar seus aspectos químicos. A definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.
Petróleo
O petróleo bruto, extraído dos poços, é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e seus compostos, e compostos não hidrocarbônicos, que se apresentam sob forma líquida, sólida ou gasosa. A forma líquida é comumente chamada de óleo cru, a gasosa constitui os gases naturais e a parte viscosa ou sólida constitui o betume encontrado nas areias betuminosas.
O óleo cru geralmente contém água com sais inorgânicos dissolvidos que devem ser eliminados no processamento ulterior.
As propriedades do petróleo bruto dependem muito de onde se origina e variam bastante de uma região para outra, em cor e composição. Aparência do petróleo: de óleo leve e cor clara a viscoso e escuro.
Entre estas, as propriedades físicas são comumente utilizadas para caracterizar e diferenciar o petróleo de uma fonte daquele originário de outra.
O gás natural ( principalmente constituído de metano) contém quantidade de outros hidrocarbonetos: etano, propano, butano, pentano e também dióxido de carbono e