SEGURANÇA AMBIENTAL
Cidadania&MeioAmbiente
3
E
D
I
T
O
R
I
A
L
Caros Amigos,
Debater os grandes temas sociais e ambientais, expor os problemas e apresentar, se existirem, as soluções possíveis deve ser um real compromisso de toda a mídia. Parece uma afirmação óbvia, mas não é.
As crises sociais, os desastres ambientais, a degradação ambiental, a maciça extinção animal e vegetal, o aquecimento global, a escassez hídrica e outros destes temas produzem grandes matérias e excelentes manchetes. Mas pouco contribuem para com a informação dos leitores/cidadãos.
Desde o início, tanto na revista Cidadania & Meio Ambiente como no portal Ecodebate, sempre privilegiamos a informação, não necessariamente a notícia. Em meados do século passado, os editores norteamericanos diziam que a manchete de hoje embrulha peixe amanhã e isto, conceitualmente, ainda é verdade.
Quando socializamos a informação, tentamos oferecer uma ferramenta que incentive o conhecimento e a reflexão, através de matérias, artigos de opinião, artigos técnicos e entrevistas, sempre discutindo cidadania e meio ambiente, de forma transversal e analítica.
Nesta edição, por exemplo, colocamos em debate temas como o ecossocialismo, a sustentabilidade do sistema energético, o aproveitamento de dejetos orgânicos, as mudanças climáticas e seu impacto na pobreza, as ameaças ambientais do PAC, o desperdício de alimentos, agricultura orgânica e sustentável e a democratização do acesso à água.
Diversos autores e diversos temas, mas todos significativos para o debate e para melhor compreensão de nossa realidade e de nossos desafios. Temas e autores selecionados de acordo com o nosso compromisso de socializar a informação e conforme nossa compreensão de que o desenvolvimento sustentável deve ser socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável.
Acreditamos que a sociedade, nacional e planetária, pode transformar as crises em oportunidades e, ao nosso modo,