Segurança Ambiental e do Trabalho
Conceitos básicos e objetivos da segurança e medicina do trabalho.
Definições:
Segurança do Trabalho: conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
Higiene do Trabalho: conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
Segurança e Higiene do Trabalho são atividades que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.
Objetivos
• Manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos;
• Valorização do elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização.
É responsabilidade de todos :
-patrões
-trabalhadores
-sociedade
Importância da Prevenção de Acidentes
A melhor maneira de minimizar os custos de uma empresa é investir na prevenção de acidentes.
Muitos empresários têm a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança.
Evidentemente, a importância da proteção dos trabalhos atinge a todos os povos, e não poderia deixar de interessar a duas grandes organizações de âmbito internacional:
I. OIT - (Organização Internacional do Trabalho)
II. OMS (Organização Mundial de Saúde).
1- SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.” (Organização Mundial da Saúde).
Todos os seres humanos têm direito ao