Engenheiros
Henry Ford
Foi um importante engenheiro Americano. Nasceu em 30 de julho do ano de 1863, em uma cidade norte-americana. Era o mais velho de seis irmãos, quando criança Ford ficou conhecido pela sua vizinhança por consertar relógios. Ainda jovem Ford, trabalhou para o seu pai em sua fazenda, onde ele era responsável pela manutenção dos motores dos tratores, nesta época por usar muito o trabalho manual Ford já demostrava interesse em diminuir este trabalho. Aos 16 anos Ford foi trabalhar na cidade vizinha como aprendiz de operador de máquinas.
Em 1964, Ford criou um sistema de produção para sua indústria de automóvel, e a principal característica era a produção em massa, o Fordismo, onde consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matéria-prima, energia e mão de obra.
Esse sistema foi um dos que mais desenvolveram no século XX, responsável pela produção de diversas mercadorias.
O Fordismo consiste em três princípios:
Intensificação, que diminui o tempo desde da fabricação da matéria prima, até ir para o mercado.
Produtividade, aumentar a capacidade de produção do homem por meio de especialização na linha de montagem.
Economicidade, reduzir ao mínimo o estoque de matéria prima.
Henry Ford, morreu no dia 7 de abril de 1947 na cidade de Dearborn. E desde então ele se tornou uma figura importante, pois representou uma revolucionária mudança que forjou com a implantação da produção em massa.
Frederick Taylor
Engenheiro norte-americano, conhecido como pai da “Administração Cientifica”. Nasceu em 20 de março de 1856 e morreu em 21 de março de 1915. Ele criou o sistema de administração cientifica nas empresas.
O Taylorismo como é chamado o sistema, tem como a característica principal dar ênfase nas tarefas, aumentando a eficiência ao nível operacional. Em 1903, ele publicou o livro “Administração de oficinas” onde expõe suas teorias. O trabalho segundo Taylor, deveria ser