Engenheiros dos novos tempos
FACULDADE DE ENGENHARIA
Jundiaí
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OS ENGENHEIROS DOS NOVOS TEMPOS
3. CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO
4. GRANDES FEITOS DA ENGENHARIA MODERNA
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Houve grandes mudanças no contexto social e econômico onde os engenheiros atuam.
A criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial do mundo globalizado.
A capacidade de inovação depende de vários fatores, entre eles a existência, quantidade e qualidade de profissionais de Engenharia.
A rápida evolução da tecnologia e a consequente obsolescência das existentes, acaba fazendo com que os engenheiros recém formados se adaptem rapidamente aos novos conhecimentos e técnicas.
Além da necessidade de revisão dos currículos e das formas de integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos, econômicos e mercadológicos, é preciso estabelecer uma nova política para o corpo docente das faculdades de Engenharia, associando a formação acadêmica avançada à experiência prática dos melhores profissionais do mercado, criando condições para coexistência altamente produtiva.
2. OS ENGENHEIROS DOS NOVOS TEMPOS
As novas tecnologias, não só deram origem a novas ferramentas, exigindo uma formação complementar, mas alteraram profundamente os processos de trabalho e suas representações.
O engenheiro exerce funções nas mais diversas áreas. Nos setores técnicos, os conhecimentos específicos do engenheiro são importantes; contudo, em outras áreas, essa exigência pode não ser fundamental. As competências pessoais, entretanto, são relevantes em qualquer situação, seja para uma área mais técnica, mais operacional, seja para os demais setores.
As novas