TRABALHO MPC
O presente estudo tem por finalidade demonstrar a importância da participação dos engenheiros dentro dos processos de automatização nas linhas de produção das montadoras automobilísticas.
A automação industrial vem se tornando cada vez mais importante dentro do meio de produção da sociedade atual, provando ser bastante vantajosa a sua utilização. Dentro das vantagens podemos citar a diminuição da necessidade dos serviços humanos e a melhoria no desempenho de tarefas.
Essa ferramenta se baseia na maioria dos casos no uso de dispositivos eletroeletrônicos como os computadores e os chamados controladores lógicos programáveis, os CLPs. Devido a necessidade dessas indústrias de renovar seu maquinário, realizar sua manutenção e operá-los de forma correta, é que surge a figura do engenheiro.
Dependendo do tipo de indústria em questão, a mão-de-obra humana pode acabar sendo substituída por máquinas, muitas vezes não por ineficiência dos empregados, mas pelo fato do trabalho ser melhor realizado por máquinas, como é o caso das montadoras de carros, onde encontramos máquinas construindo máquinas.
Atualmente, as grandes indústrias automobilísticas utilizam em seus processos de produção as linhas de montagem. Essas linhas são automatizadas, isto é, movidas mecanicamente por sistemas automáticos. Se o processo ainda fosse manual, provavelmente uma montadora de veículos levaria o triplo do tempo que gasta atualmente com a linha de produção automatizada.
Este trabalho pretende ainda, apresentar as vantagens e as desvantagens da automatização nas linhas de produção das montadoras automobilísticas, uma vez que em alguns processos a mão-de-obra humana é imprescindível para a qualidade do produto.
2 CONCEITOS E MÉTODOS
A presente seção tem por finalidade contextualizar o tema de estudo, abordando os conceitos envolvidos na problemática em questão, e apresentando as justificativas para a realização do trabalho, bem como as contribuições que a