O ENGENHEIRO DOS NOVOS TEMPOS E AS NOVAS PAUTAS EDUCACIONAIS
Essa abertura comercial globalizada, alavancou o desenvolvimento de outros países, levando não só os novos produtos, como também em alguns casos, suas produções, para países potencialmente lucrativos. Já os países periféricos sofreram por enfrentar a concorrência globalizada, apenas com seus recursos locais.
Compreendendo as técnicas e recursos da estatística, o novo profissional de engenharia, estará munido de ferramentas que o auxiliarão em suas tomadas de decisões e elaboração de projetos.
Embora nos dias atuais o acesso à informação esteja facilitado, bem como à existência de empresas de pesquisa e sua fácil contratação, se faz útil o profissional de engenharia dominar os recursos da estatística, para além de interpretar e compreender os resultados, pautar suas decisões baseado em informações reais do objeto em questão.
Para um profissional que tem como ofício criar e desenvolver coisas novas, estar atento às necessidades do seu público alvo e às tendências de mercado; os recursos estatísticos são vitais para a execução de seus projetos. Através desses recursos, esse profissional poderá direcionar seus produtos para as tendências apontadas nas pesquisas, se tornando uma ferramenta importante nas tomadas de decisões.
Outras características são desejadas ao novo profissional de engenharia, bem como: o comprometimento com a qualidade de seus trabalhos e a habilidade para trabalhar em equipe; esses são atributos primordiais para qualquer profissional, independente da área em que atue, assim como ter iniciativa e estar apto a tomadas de decisões, além de almejar sempre evoluir.
Ser fiel a organização em que trabalha e agir de maneira ética e profissional são