Engenheiro
Salvador de Oliveira Bento
Professor: Eduardo Lima
Turma: 3026
Estácio de Sá – Santa Cruz
Rio de Janeiro – 21 de Outubro de 2011
Introdução
O experimento consiste em observar a queda de um par de objetos com massas diferentes. Neste experimento, temos dois objetos de massas um pouco diferentes: Uma bola pequena, e uma bola grande. Com a bola pequena presa, soltamos a mesma, mede-se um tempo, depois soltamos a bola grande, e mede-se outro tempo. Com os números obtidos, chegaremos a uma conclusão.
Objetivo
Descobrir a velocidade experimental e a teórica, de dois objetos de massas diferentes, sendo soltos da mesma altura, como também o erro da medida de um deles.
Queda Livre
Embasamento Teórico
No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV). O movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles. Ele foi um grande filósofo grego que viveu aproximadamente 300 a.C. Aristóteles afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação. Séculos mais tarde, mais precisamente no século XVII, um famoso físico e astrônomo italiano, chamado Galileu Galilei, introduziu o método experimental e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. Considerado o pai da experimentação, Galileu acreditava que qualquer afirmativa só poderia ser confirmada após a realização de experimentos e a sua comprovação. No seu experimento mais famoso ele, Galileu Galilei, repetiu o feito de Aristóteles. Estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo esferas de mesmo peso e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante. Por fazer grandes descobertas e pregar idéias revolucionárias ele chegou a ser perseguido. Quando Galileu