Engenheiro
UNISINOS
Relatório Prático Experimental n° 01
Determinação da Absorção de Água em Pisos Cerâmicos (NBR 6480)
Componentes do Grupo:
Jean Lucas Baum
Júnior Belloto
Química Aplicada a Materiais de Construção Civil
Professora Michely Zat
Abril 2012
Resumo do Experimento
Os principais produtos que representam à cerâmica são os blocos cerâmicos (tijolos), as telhas e pisos ocupando um papel importante na construção civil. A massa argilosa para fabricação destes materiais é conformada por extrusão com umidade entre 20 e 25%, seccionadas e depois prensadas para obtenção da forma final. Após a secagem são queimadas a temperaturas que variam de 900 a 1100°C No experimento em questão, será avaliada a absorção de água, em taxa percentual, por uma peça imersa e aquecida na água em ebulição por uma hora. A absorção da água remete quanto à porosidade da peça cerâmica, sendo que muitas características físico-químicas dependem de sua porosidade. O conhecimento quanto a este fator de absorção é fundamental e se faz necessário para definir o comportamento deste material e quanto à necessidade de utilização em determinado local de aplicação. Estes são classificados em quatro grupos, sendo estes os Bl, que contam com absorção de água menor que 03%, os Blla, com absorção de água de 03% à 06%, o Bllb com absorção de água de 06% até 10% e o Blll que conta com absorção de água superior aos 10%.
O obejtivo primário do experimento é justamente definir este índice de absorção de água e classificar as três amostras quanto à classificação da NBR 6480.
Materiais e Métodos
Os materiais usados foram providenciados pelo laboratório, que continha uma balança com resolução de 0,1g, uma estufa de temperatura média de 110ºC (com 5ºC para mais ou para menos) e um dessecador. A metodologia inicia com a limpeza do corpo de prova com escova e sendo depositado em estufa para que