Engenheiro
Classificação ABC
A classificação da curva ABC é uma ferramenta de administração de estoque utilizada para identificar itens e classificar de acordo com os custos gerados por cada produto, além de definir politicas de vendas, estabelecimento de prioridade e programação de produção.
Na administração de estoque utilizam-se paramentos de aquisição de itens que informam a necessidade de aquisição de matéria prima e/ou mercadorias que variam de acordo com a demanda.
Para definir a curva ABC, deve ser levado em consideração o giro de estoque, proporção sobre o faturamento do período e a margem de lucro.
A classificação da curva ABC é feita por meio de Pareto, onde se considera a importância dos materiais, nas quantidades utilizadas e no seu valor. Uma lista de produto é classificada de acordo com sua importância em relação aos SKU´s (números de produtos em estoque) do mais significativo para o menos significativo.
Classificação A
São aqueles produtos ou serviços que requerem maior atenção e nos quais estão as maiores oportunidades de redução dos custos e elevação do nível de serviços.
Classificação B
São os produtos que obtém um giro maior de estoque e garante um maior volume e, cujo peso no resultado financeiro é intermediário.
Classificação C
São os materiais ou produtos vendido em massa e com maior volume, no entanto não afeta de maneira expressiva o resultado financeiro para a organização.
Logo, conclui-se que a classificação ABC é um indicador de extrema importância para tomadas de decisões, pois através desse dele é possível interpretar o estoque através do comportamento do mercado.
.