engenheiro
ÁREA DE CIENCIAS E EXATAS AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
COMPONENTE CURRICULAR: INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA: ELI MARIA BELLANI
ACADÊMICO: ALYSON TOGNON
O ENGENHEIRO CIVIL FRENTE AO MUNDO COMPETITIVO E TECNOLÓGICO NO MERCADO DE TRABALHO – PAPER
Este trabalho relata as dificuldades na busca de um emprego na área de engenharia civil de um acadêmico formado ou de ate mesmo um engenheiro com experiência em sua área de atuação. O trabalho tem como objetivo informar o progresso do mercado de trabalho, as dificuldades apresentadas na procura de um emprego, os pros e os contras no atual e amplo mundo da engenharia civil. O mesmo foi desenvolvido com pesquisas baseadas no competitivo mercado de trabalho da cidade de Chapecó – SC.
O mercado de trabalho para engenheiros civis melhorou muito desde as décadas passadas. Alguns programas estimularam o renascimento da construção civil no país, tanto no setor residencial quanto no de infra-estruturas, tais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Atualmente, faltam profissionais especializados no ramo de engenharia civil. As empresas, na maioria das vezes, buscam profissionais com experiência no ramo, pois muitas vezes os acidentes ou ate mesmo os erros cometidos em uma obra são por falta de experiência e atenção. Sendo assim, um profissional recém formado em engenharia, sem nenhuma experiência, sofre varias dificuldades na busca de um emprego.
A engenharia é uma ciência bastante abrangente que é muitas vezes subdividida em diferentes ramos ou especialidades. Cada uma destas especialidades preocupa-se com um determinado tipo de tecnologia ou com um determinado campo de aplicação. Apesar de inicialmente os engenheiros se formarem normalmente numa especialidade específica, ao longo de sua carreira na maioria dos casos, irão tornar-se polivalente, usando de sua experiência, criatividade e raciocínio em diferentes áreas da engenharia.
Com