Engenheiro
1954: COMPRESSORES DE AR COMPRIMIDO DO TIPO PARAFUSO LUBRIFICADO
A Atlas Copco desenvolveu a tecnologia de parafuso lubrificado em 1954, a empresa expandiu-se rapidamente e já era conhecida pela fabricação de outros tipos de compressores (com a produção de compressores de pistão em 1904).
A Atlas Copco entregou seu primeiro compressor de parafuso em 1954. Em 1967, a empresa estava pronta para outro importante passo com a apresentação de um compressor que produzia ar comprimido isento de óleo (não era injetado óleo na câmara do compressor).
O compressor é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.
Principais Modelos:
a) Pistão ou Alternativo: Produz ar comprimido por redução de volume.
b) Parafuso: Produz ar comprimido pelo deslocamento do ar, ou seja, transforma energia de velocidade em pressão.
Compressores rotativos
Nos compressores rotativos, os gases são comprimidos por elementos giratórios. Outras das particularidades destes tipos de compressores são por exemplo as menores perdas mecânicas por atrito, pois dispensam um maior número de peças móveis, a menor contaminação de ar com óleo lubrificante, a ausência de reações variáveis sobre as fundações que provocam vibrações, o fato de a compressão ser feita de um modo continuo e não intermitente, como sucede nos alternativos e a ausência de válvulas de admissão e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumétrico. Outro aspecto muito importante, para os diferentes tipos, prende-se com a economia de energia, com os rendimentos volumétrico, associados a fugas, e mecânico, associado a movimentos relativos entre as peças que constituem a máquina, e com a manutenção dos mesmos.
Compressores de parafusos
Esse tipo de compressor possui dois rotores em