Sociologia
R: Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Durkheim definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras.
2- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
R: Os Fatos Sociais.
3- Quais são as características do fato social? Explique cada uma delas. R: 1- A primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente, de sua vontade e escolha.
2- A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos.
3- A terceira característica apontada por Durkheim é ageneralidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
4- Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar com as regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
R: Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
Ex. As multas de trânsito.
Espontâneas: seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipode sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”
5- A escola é um fato social? Justifique sua resposta.
R: Sim. A Escola é um fato social. Nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se