engenheiro
O artigo aborda um importante tema, que é constantemente debatido em todo o mundo, o impacto ambiental e suas ferramentas de controle. Com foco em reduzir os impactos causados, principalmente por empresas de grande porte como indústrias moveleiras, navais, têxteis entre outras, ao longo dos anos métodos de medição e monitoramento foram e vem sendo desenvolvidos para minimizar a utilização de fontes naturais e a emissão de gases tóxicos na atmosfera, cobrança hoje feita não só pelos órgãos nacionais e internacionais como também pelos consumidores finais dos produtos, que conscientes, começam a exigir produtos de qualidade com o mínimo de impacto possível.
Para que medidas possam ser tomadas, são necessárias avaliações e então a partir delas, classificações de níveis. Essas avaliações são feitas através da medição dos impactos causados por processos de produção, produtos, atividades, concluindo com a “vida útil” do que se está produzindo. O foco principal torna-se a redução máxima do impacto causado por cada processo (planejamento, fabricação, uso e descarte), sem a perda de qualidade e durabilidade do bem, observando também o crescimento e desenvolvimento da civilização. No gráfico apontado, as áreas de engenharia ambiental, prevenção a poluição, projetos de consciência ambiental e produção, ecologia industrial e desenvolvimento sustentável, tem seus esforços mensurados em busca do atingimento dos objetivos nessa busca pela prevenção da poluição.
O papel das engenharias torna-se fundamental, principalmente na etapa inicial, o planejamento, pois é nele que são feitas as análises do produto, suas melhorias, seus processos de fabricação, materiais utilizados e disposição final do produto. Nesse ponto, não só os fatores ecológicos, como também os sociais e econômicos são avaliados. Essas avaliações, quando unidas, são responsáveis pelas decisões e então início dos processos de produção. As ferramentas mais