engenheiro
Introdução Ao se realizar experimento, a pesagem correta dos materiais utilizados acaba sendo umas das parte fundamentais dentro de um laboratório, pois garante a precisão e exatidão dos dados obtidos. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. É importante ressaltar que a precisão de algumas balanças se deve a maior quantidade de números significativos, isso faz com o resultado seja cada vez mais próximo do real, ou seja mais exato. De igual importância é o volume, que serve de medida fundamental para os produtos líquidos, que é medido com precisão através de utensílios como a: Bureta, Pipeta graduada e volumétrica, Erlenmeyer... entre outros. Devido a múltiplos fatores, muitas vezes se encontram discrepâncias entre os resultados obtidos pelos diferentes materiais utilizados para medir, que é chamado de Erro Geral. Por isso é importante garantir que os devidos materiais estejam em bom estado, e que eles sejam manuseados corretamente, evitando assim muitos possíveis erros de pesagem que, consequentemente acabam prejudicando e experimento.
Objetivos Trabalhar com as vidrarias, observar as diferenças na precisão das vidrarias, calcular a exatidão na forma de erro percentual dos volumes medidos com a bureta, pipeta volumétrica, pipeta graduada e proveta.
Materiais
Erlenmeyers
Haste Metálica
Garra
Bureta
Pipeta Volumétrica
Pipetador
Rolha
Pipeta graduada
Cilindro Graduado (proveta)
Béquers
Termômetro
Balança
Funil Analítico
Pisseta
Água
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PARTE A:
Pesou-se cinco erlenmeyers utilizou-se uma balança analítica. Em seguida f transferiu-se 25ml de água de uma bureta ao erlenmeyer número 1.Com uma pipeta volumétrica e uma pêra, transferiu-se 25ml ao frasco 2, repetindo o experimento com uma pipeta graduada,