Engenheiro
MOVIMENTO RETILÍENO UNIFORMEMENTE ACELERADO NUMA RAMPA
Relatório da primeira experiência da disciplina de Física I Experimental, do curso de Engenharia Elétrica, Área das Ciências Exatas e da Terra, da
Orientador (a):
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este relatório conterá todos os resultados obtidos na aula de física experimental sobre movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Com os resultados será demonstrado a relação entre teoria e prática da influencia na aceleração de um corpo causada por uma rampa inclinada. Gráficos e tabelas foram utilizados para maior entendimento do leitor.
2.OBJETIVOS
Caracterizar o MRUV;
Comparar o MRUV com movimento de queda livre;
Concluir em como o ângulo influencia na aceleração em uma rampa;
Obter conhecimentos colocando em prática os problemas propostos a serem observados, anotando, calculando e identificando os resultados obtidos.
3.DESENVOLVIMENTO
REFERENCIAL TEÓRICO
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Principal fórmula do MRU: V=ΔS/ΔT
Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média