Engenheiro
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES: Mateus de Souza Geremia
João Vitor Braga Domingues
Eduardo Lorezentt
Identificação de elementos pelo teste da chama
CASCAVEL, 25/03/2014
1-TÍTULO:
Experimento 01: Realizado em 18/03/2014.
Técnicas de Laboratório: Identificação de elementos pelo teste da chama
2. OBJETIVO:
O objetivo da prática era fazer com que os alunos identificassem os elementos pela alteração na cor da chama devido aos elementos químicos metálicos presentes em sais.
3. RESUMO:
O desenvolvimento da prática se deu da repetição do procedimento em que aquecíamos um clips usando o bico de Bunsen e a pinça de madeira, mergulhar o clips aquecido em um béquer contendo o liquido HCl 2,0mol/L e em seguida em um béquer contendo água. Então pegaríamos uma pequena quantidade de uma substancia metálica com o clips, agarrando a substancia na ponta do mesmo. Voltamos a levar o clips ao fogo.
4. INTRODUÇÃO:
Observando as mudanças ocorridas na chama do bico de Bunsen, podemos distinguir quais são as substancias utilizadas para fazer o experimento, pois existe uma correspondência entre a cor da chama e os componentes da substancia aquecida.
Esse processo foi criado por Robert Bunsen e faz parte da Química Analítica Qualitativa, que é um método de investigação usado tanto na ciência quanto no nosso quotidiano. Ela tem o papel de identificar os constituintes presentes numa amostra de um dado material.
A coloração da chama é um exemplo desta técnica, em que as amostras em estudo, alguns sais, são introduzidas, através de um fio de platina, ou crômio-níquel, no cone exterior da chama do bico de Bunsen, a zona exterior da chama, zona de oxidação, tomada a chama a cor que caracteriza o elemento metálico presente na amostra.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1.1 Materiais e Reagentes
- Bico de Bunsen
- Solução 1,0mol/L de HCl