biologia
O Microscópio Óptico Composto é um instrumento utilizado para a observação de objetos ou seres muito pequenos, através de uma série de lentes que proporcionam a melhor visualização das microestruturas, revelando detalhes das ampliações. Ele é formado por um sistema mecânico, que serve de suporte, e um sistema óptico, que permite o aumento das imagens.
Diante disso, os objetivos desta aula foram:
* Aprender a manusear adequadamente o microscópio;
* nomear as várias partes que constituem o microscópio;
* observar uma lâmina pronta de uma célula animal eucariótica;
* praticar a focalização do microscópio óptico.
OBJETIVOS
Esta aula tem como objetivo ensinar a manusear um microscópio de luz óptico comum. Para isso será fornecido um impresso contendo as partes mecânicas básicas a serem conhecidas e o mecanismo de luz dentro do aparelho,que permite observar um corte de material biológico aumentado no mínimo 40x,também serão apresentada a técnica básica de preparação de laminas.
METODOLOGIA
Foram observadas atentamente todas as partes do microscópio, aprendendo o nome e função de cada uma delas, podendo então passar à pratica do manuseio.
Colocou-se, pois a lâmina pronta na mesa, prendendo-a às pinças laterais do charriot, centralizando a luz ao meio da dela, onde estava o tecido a ser visto. Logo após, foram focalizadas partes do tecido em dois aumentos, onde o primeiro era de 100x e o segundo de 400x, sendo utilizados os parafusos macro e micrométricos para obter sucesso na observação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Oculares: Servem para captação da imagem ampliada pela objetiva, aumentado-a através de duas lentes e permitindo sua observação pelo olho humano. Os aumentos mais utilizados são de 6x, 8x, 10x e 15x.
Objetivas: São um sistema óptico, que geralmente é formado por quatro, seis ou mais lente, fornecendo a imagem real , ampliada e invertida, além de corrigir os defeitos . Os aumentos mais